WEB DESIGN : regra 60-30-10

 

 

 

 

 

 

 

Das diversas tarefas que um marketer tem no desenvolvimento de um web site, a escolha ou aprovação de uma palete de cores a ser utilizada é uma das mais importantes e que muitas vezes acaba por ser decidida com base no gosto pessoal (”gosto mais desta cor”, “acho que assim fica mais bonito”, etc…).

 

Felizmente existem regras que permitem aos marketers tomar uma decisão fundamentada e encaminhar os designers no projeto.

Infelizmente a maioria dos marketers (segundo inquérito online 9 em 10) não conhece estas regras e continua a tomar decisões com base no “acho que…”

PORQUE DEVO CONHECER A REGRA 60\30\10?

A regra 60\30\10 permite definir um esquema de cores que funciona na perfeição em qualquer site. O conhecimentos desta regra por parte dos marketers permite-lhes orientar os designers na criação de layouts para site que sejam mais apelativos, reflitam os valores da empresa e convertam em melhores resultados.

A REGRA DE COMBINAÇÃO DE CORES 60\30\10 FUNCIONA SEMPRE?

A verdade é que estando a falar de design, nenhuma regra de escolha de cores é completamente infalível. O design também tem a ver com o gosto pessoal e ai é impossível haver regra.

Mas na parte científica do design (sim o design é uma disciplina que tem regras e valores científicos) existem regras que permitem aos designers criar layouts de sites que funcionem melhor e que vão de encontro ao que os marketers pretendem do site. Uma das principais regras e também das mais desconhecidas por parte dos marketers é a regra 60\30\10 que permite escolher uma palete de cores que dará um aspeto unificado ao seu site.

Trabalhando com um designer que tem conhecimento da teoria da cor, a regra 60\30\10 funciona a 100%.

A REGRA 60\30\10 APLICA-SE APENAS AO WEB DESIGN?

Não! A regra60\30\10 é uma regra “universal “do design e é aplicada em design gráfico, design de interiores, design de moda, etc…

COMO APLICA A REGRA 60\30\10?

A regra 60\30\10 estabelece que utilizando 3 cores em percentagens diferentes (60%, 30% e 10%) conseguimos criar harmonias cromáticas perfeitas.

A cor que escolhermos como cor principal do projeto deve ser usada em 60% do espaço do layout. A utilização massiva desta cor criar um tom unificador em todo o projeto. 30% do layout devem ser usados com a cor complementar à cor principal de forma a criar um efeito de contraste com a cor primária. Os restantes 10% serão utilizados com uma cor complementar à cor usada nos 60% ou nos 30%. Esta cor deve ser usada por exemplo em apelativos botões Call to Action.

ENTÃO SÓ USO ESTAS 3 CORES?

A regra 60\30\10, apenas serve para definir as percentagens de uso das principais cores no site, depois pode e deve usar outras cores análogas para criar uma maior variedade cromática, ritmo e dinâmica ao seu projeto web.

Autor: João Bem

Digital Marketeer, Web Designer e Designer Gráfico na Sanindusa
Digital Marketeer, Web Designer e Designer Gráfico freelancer em joaobem.biz
Gestor de Conteúdos de rede blogs corporativos
Licenciado em Novas Tecnologia da Comunicação pela Universidade de Aveiro
Executive Masters em Marketing Digital no IPAM – Matosinhos

 

 

 

Anúncios

One thought on “WEB DESIGN : regra 60-30-10

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s