Frases que é proibido um empreendedor dizer

Frases que é proibido um empreendedor dizer

Há expressões que se deve evitar ao máximo quando se apresenta um negócio. Decore as frases assassinas para não as dizer.

Paulo Jorge Neves
22:44 Segunda feira, 27 de fevereiro de 2012

O bem-disposto Steve Wozniak encheu a boca numa conferência no Brasil e disse que o”iPad não tem concorrência à altura” e que os dispositivos com o sistema Android “não são tão bons quanto o tablet da Apple”.

A frase do co-fundador da Apple, proferida ainda Steve Jobs era vivo, se tivesse sido dita por um empreendedor numa apresentação de um projecto poderia ter sido assassina. Como foi Wozniak não houve danos de registo.

O que isto quer dizer? Se não é nenhum pioneiro da Apple tenha tento na língua quando está numa apresentação. Mostre-se organizado, nunca minta, não se gabe, não se arme em esperto e não diga:

“O meu produto não tem concorrentes”
– o investidor pensará que não observou o mercado e tem uma visão restrita. A concorrência existe sempre.

“Só preciso de 1% da quota de mercado” – o interlocutor duvidará do êxito do projecto, pois tão pouca participação de mercado significa que, em dois tempos, a empresa desaparecera.

“O meu negócio não tem risco” – como? Não existem negócios sem risco. Alguns podem ter um risco mínimo, mas têm.

“Eu fiz, eu produzo, eu consigo” – eu, eu, eu. Dar a entender que o mérito conjuga-se na primeira pessoa do singular é o primeiro passo para aniquilar o espírito da equipa e fazer o investidor pensar que não é pessoa para dividir e compartilhar os louros.

“Isso é um disparate” – rejeitar críticas e sugestões e assumir a postura de imbatível não ajuda em nada. Pelo, contrário fecha a porta a um entendimento.

“Há quem me ofereça mais” – entrar em leilões pode causar o desinteresse imediato do interlocutor que fica a pensar que liga mais ao dinheiro do que ao projecto.

“A minha ideia é genial” – e é viável? Isso é que interessa a quem investe, saber como é que a boa ideia será executada.

“A minha empresa vale tanto quanto o Facebook” – exagerar o valor de mercado em vez de atrair pode espantar o investidor que fica a duvidar se terá retorno.

Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/frases-que-e-proibido-um-empreendedor-dizer=f707592#ixzz1ojG8K2ay

Deixe uma Resposta

